Politica
Candidatura única de Bela Malaquias no PHA representa fuga para resolução de crise interna, afirma analista
O cientista político Eurico Gonçalves afirmou que a aprovação da única candidatura de Florbela Malaquias, politicamente significa aquilo a que chamou de “fuga para frente”, uma espécie de estratégia que consiste em resolver os conflitos sem decidir nada.
A reacção do especialista surge na sequência da confirmação de Florbela Malaquias como candidata única a sua própria sucessão, na IIª Convenção Nacional Ordinária, aprazada para o dia 30 do mês corrente, feita pela Comissão de Recepção e Validação de Candidaturas do PHA, na quinta-feira, última em conferência de imprensa.
A líder do PHA, que enfrenta contestação de um grupo de militantes que a acusam de violar os estatutos e usurpar competências, com destaque para má gestão dos recursos financeiros do partido, parte assim como candidata única para a sua própria sucessão.
Eurico Gonçalves disse que na política partidária é importante perceber que a necessidade de controlar tudo e todos, quase sempre existe a preocupação de perder o próprio controlo.
Para o especialista, a actual crise interna no PHA reside no que está a ser feito pela liderança do partido para se ultrapassar as querelas.