África
Aumento de pobreza nos Camarões são indicadores da necessidade de transição geracional, diz analista
O cientista político Eurico Gonçalves disse que o aumento da pobreza e a má aplicação dos direitos de propriedade como indicadores da necessidade de transição geracional na liderança presidencial dos Camarões.
Esta reacção na depois que um proeminente candidato da oposição e ex-presidente da ordem dos advogados dos Camarões, Akere Tabeng Muna, ter apresentado uma petição formal ao Conselho Constitucional para impedir o 8º mandato do Presidente Paul Biya, de 92 anos.
Eurico Gonçalves disse por outro lado que este país com muitos recursos naturais, com o nível de corrupção muito alto são indicadores para a mudança de liderança.
O especialista realça a importante que “os artigos constitucionais sobre a unidade e integridade territorial dos Camarões não podem ser alterados”.
O Conselho Constitucional recentemente confirmou a exclusão do principal rival de Paul Biya, Maurice Kamto, da votação, levantando sérias dúvidas sobre a credibilidade do processo eleitoral.
O Presidente Paul Biya, no poder desde 1982, continua sendo um dos chefes de Estado mais antigos e mais antigos do mundo, com sua candidatura já confirmada nas redes sociais.
Enquanto os camaroneses aguardam o veredicto do tribunal, as tensões aumentam, reflectindo preocupações generalizadas sobre saúde, governança e integridade eleitoral em um país onde o controle do presidente Biya não mostra sinais de diminuição.
Angolano3000
22/08/2025 em 4:51 pm
Nessa foto,é o Presidente do Zimbabwe
Fabiana André
22/08/2025 em 6:13 pm
Boa tarde, prezado.
Agradecemos e pedimos as nossas mais sinceras desculpas pelo erro, entretanto, já corrigido.
Gratos pela leitura!