Desporto
Capital Central debate crise interétnica no Namibe após denúncias de abandono de casas
A crescente tensão interétnica entre os grupos Mucubai e Muhumbi, no município do Camucuio, província do Namibe, volta a estar no centro do debate público, depois de denúncias feitas pelo deputado Sampaio Mucanda, que alertou para o abandono de casas por parte de várias famílias nas comunas do Caitou e do Chingo.
Apesar do Governo Provincial do Namibe ter informado que um encontro entre as partes em conflito resultou num acordo de paz, continuam a surgir relatos de deslocação populacional e de insegurança nas comunidades, o que levanta dúvidas sobre a eficácia desse entendimento.
O tema será analisado em profundidade esta quarta-feira, 20, no programa informativo “Capital Central”, da Rádio Correio da Kianda – 103.7 FM, que vai colocar em diálogo especialistas, autoridades locais e cidadãos para compreender as causas do conflito e apontar possíveis soluções.
Com transmissão simultânea nas redes sociais e no portal www.correiokianda.info, a emissão especial pretende dar voz à população e contribuir para uma reflexão mais ampla sobre os desafios da convivência intercomunitária no sul do país.