Sociedade
Huambo: mulheres com doenças do foro ginecológico começam a ser operadas hoje
As mulheres que sofrem de doenças do foro ginecológico, no município da Ekunha, província do Huambo, começam a ser operadas esta segunda-feira, 18, na campanha que está a ser realizada pelas autoridades sanitárias daquela região do planalto central.
Trata-se de casos de miomas uterinos e quistos do ovário que estão entre as várias intervenções cirúrgicas a serem feitas no período de 18 de Agosto a 15 de Setembro próximo.
O director do Hospital Municipal do Icunha, Américo Iuba, que prestou a informação à Rádio Nacional de Angola, disse que esta campanha está enquadrada nas celebrações dos 50 anos de independência nacional, tendo sublinhado que a base de dados que ultrapassa 100 pacientes inscritos. A campanha é na especialidade de Endometriose e obstetrícia.
“Vamos operar pacientes que apresentam miomas, uterinos, quistos de ovário, fibra de enoma, septos vaginais, pacientes com cesariana anterior e que estejam já com gravidez de termo, que possam também fazer parte dessa campanha e também fazer a correção daquilo que nós chamamos de prolapsos de órgão pélvico”, afirmou.
O responsável sublinhou a existência, na base de dados, mulheres “de maior idade e que muitas das vezes vêm sentir que os órgãos genitais estão a sair para fora daquilo que é o canal vaginal”.
Américo Ayuba disse ainda que as intervenções cirúrgicas do Hospital Municipal do Icunha contam sempre com o envolvimento de especialistas de distintas unidades hospitalares da província.
“Com exceção da campanha de maxilofacial, todos os médicos são residentes. Temos médicos do Hospital Geral que nos têm estado a ajudar, que sejam eles especialistas de médicos em formação e também os médicos locais aqui a nível do município do Icunha”, afirmou, o diretor do Hospital Municipal do Icunha.