Mundo
Quénia: Protestos fazem dez mortos e dezenas de feridos

Pelo menos dez pessoas morreram, 29 ficaram feridas e 37 foram detidas hoje durante protestos em várias cidades quenianas, nomeadamente a capital, Nairobi, anunciou a Comissão Nacional dos Direitos do Homem do Quénia (KNCHR, na sigla em inglês).
“Até às 18h30 horas desta segunda-feira, a Comissão tinha documentado dez mortes, 29 feridos, dois casos de rapto e 37 detenções em 17” dos 47 condados do país, lê-se num comunicado da KNCHR, um organismo regulador autónomo criado por lei.
A Comissão registou igualmente “grandes barricadas policiais nas principais estradas e pontos de acesso, perturbando gravemente a circulação de pessoas, especialmente em Nairobi”, embora tenham sido registados “bloqueios adicionais” em cidades como Kiambu, Meru, Kisii, Nyeri, Nakuru e Embu.
Hoje assinala-se no Quénia o dia “Saba Saba” (“Sete, Sete” em suaíli, correspondente ao dia 07 de julho) em que ocorreu uma manifestação, em 1990, que exigiu a adoção do sistema político multipartidário e que pôs fim ao governo autocrático do então chefe de Estado Daniel Moi.
A polícia do Quénia bloqueou estradas e mobilizou um forte dispositivo na capital, Nairobi, devido à organização dos protestos.