Politica
Presidente de Portugal convida João Lourenço para visita oficial à Lisboa no final de Julho
O Chefe de Estado João Lourenço fará uma visita oficial à Portugal no final de Julho. A informação foi avançada à Lusa, pelo presidente português.
O convite foi feito por Marcelo Rebelo de Sousa, que disse sentir-se grato por João Lourenço aceitar a visita à capital portuguesa.
“Para mim é muito gratificante, antes do fim do segundo mandato, receber o Presidente João Lourenço, à entrada do último fim de semana de Julho. Aceitou, ficou muito feliz, os contactos prévios já apontavam para isso, como é evidente, mas não há nada como dizer verbalmente também”, disse, em declarações à Lusa.
Por altura da visita de João Lourenço, o presidente Marcelo Rebelo anunciou que o seu país vai sediar uma cimeira entre a União Europeia e a União Africana, “o que mostra o peso de Angola, a potência que é a Angola, de facto, nomeadamente no relacionamento com outros continentes”, defendeu.
“Também confirmei que o Sr. Presidente João Lourenço irá a Bruxelas ter um encontro com o Sr. Presidente do Conselho Europeu, doutor António Costa. (Tudo isto são sinais importantes para a África, mas importantes para a Europa”, avançou.
Sobre a Cimeira UE e UA, o presidente português avançou tratar-se de uma cimeira de negócios:
“E a Angola está no centro de tudo isso. Para Portugal é muito bom, o que ocorre bem à Angola corre bem a Portugal, corre bem ao mundo que fala português e corre bem, em geral, aquilo que nós entendemos deve ser o diálogo constante entre a Europa e a África, e o mundo”, finalizou.