Ligar-se a nós

África

RDC: M23 toma de assalto região Luhwinja em Kivu Sul rica em ouro

Publicado

em

Os rebeldes da coalizão AFC/M23 tomaram a chefia de Luhwinja, no território de Mwenga, em Kivu Sul, sem luta, na noite de terça-feira, 6 de Maio.

Essa região, famosa por suas ricas jazidas de ouro, constitui um ponto estratégico para a rebelião. Segundo fontes locais, esta é a primeira vez que este território fica sob ocupação rebelde desde a captura de Bukavu, capital da província de Kivu Sul, em 14 de Fevereiro.

A queda de Luhwinja ocorre logo após a ocupação de Kaziba pelos rebeldes que lançaram um ataque na semana passada, enquanto os Wazalendo, aliados às FARDC, ocupavam essa posição. O M23 ganhou vantagem apesar da resistência de quase 48 horas de Wazalendo.

Além disso, desde terça-feira, 6 de Maio, os grupos de Luchiga, Kabalole, Luduha e Idudwe também estão sob controlo rebelde.

Segundo testemunhas, as forças da AFC/M23 primeiro contornaram as cidades de Ngando, Chihumba e Kashanga antes de capturar esses quatro grupos estratégicos, que também são ricos em minério de ouro.

Jornalista multimédia com quase 15 anos de carreira, como repórter, locutor e editor, tratando matérias de índole socioeconómico, cultural e político é o único jornalista angolano eleito entre os 100 “Heróis da Informação” do mundo, pela organização Repórteres Sem Fronteira. Licenciado em Direito, na especialidade Jurídico-Forense, foi ainda editor-chefe e Director Geral da Rádio Despertar.

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD