Ligar-se a nós

África

M23 invade outra cidade do leste da RDC enquanto Kagame e Tshisekedi reuniam no Qatar

Publicado

em

Após os presidentes da República Democrática do Congo e do Ruanda terem pedido um cessar-fogo imediato, os rebeldes do M23 avançaram ainda mais em território congolês, entrando nos arredores da cidade de Walikale, na noite desta quarta-feira, 19.

O ataque ocorreu um dia a seguir as primeiras conversas directas pedindo um cessar-fogo imediato na região turbulenta, entre os presidentes da RDC e do Ruanda, em Doha, no Qatar.

Alguns moradores descreveram os sons do conflito, enquanto uma fonte militar anónima confirmou que os rebeldes estavam envolvidos em combate, tanto com soldados congoleses quanto com milícias pró-governo após lançar um ataque surpreso a uma posição do exército nos arredores da cidade.

Walikale, uma cidade com uma população de cerca de 15.000 habitantes e localizada em uma região rica em minerais, marca o ponto mais a oeste que os rebeldes do M23 alcançaram durante sua rápida ofensiva neste ano, situada a cerca de 125 km (80 milhas) a noroeste de Goma, a maior cidade oriental do Congo, que caiu nas mãos dos rebeldes em Janeiro, Walikale coloca os combatentes do M23 a 400 km de Kisangani, a quarta maior cidade do país.

O M23 é um dos cerca de 100 grupos armados que têm disputado uma posição no Congo oriental, rico em minerais, perto da fronteira com Ruanda, em um conflito que criou uma das crises humanitárias mais significativas do mundo. Mais de 7 milhões de pessoas foram deslocadas.

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD