Angola que dá certo
Disponibilizados mais de USD 260 mil para cooperativas aumentarem produtividade
As cooperativas agrícolas que trabalham nos municípios do Quéssua, Cuaba Nzoge e da sede da província de Malanje, vão beneficiar de um financiamento destinado ao aumento da produtividade agrícola.
No total, duzentos e trinta camponeses distribuídos em três cooperativas agrícolas vão receber o financiamento de um projecto da ONG Acção para o Desenvolvimento Rural e Ambiental (ADRA).
Mais de mil produtores familiares serão beneficiados com o financiamento para assegurar o acesso a segurança alimentar.
O representante da ADRA em Vicente Silva, disse que nos três municípios de Malange serão apoiados uma a duas cooperativas, totalizando seis em toda a província.
Por sua vez, o coordenador da ADRA em Malange, Martins Simões, disse que no município sede de Malange, o projecto vai beneficiar as cooperativas Calacosso, no Quéssua a cooperativa Nginga Mbande, e no Município de Tuaba Nzoje a cooperativa de Medina.
“O orçamento está avaliado em mais de 260 mil dólares. Para Malange, especificamente são 92.514 dólares para 230 agricultores de forma directa”, afirmou, sublinhando que espera-se que esse financiamento melhore o funcionamento das cooperativas.
Trata-se do projecto de reforço de cooperativa familiar, que visa tornar as cooperativas mais robustas e focadas no aumento da produtividade.
O projecto orçado com o valor global de 260 mil dólares abrangem também as províncias de Benguela e Huambo.