Sociedade
Isaías Kalunga e Augusto Fernandes homenageados com medalhas dos 50 anos da Independência
O Presidente do Conselho Nacional da Juventude, Isaías Kalunga, e o economista e analista do Correio da Kianda, Augusto Fernandes, fazem parte das 20 entidades nacionais ligadas ao ramo da Habitação, homenageadas nesta segunda-feira, 24, com a Medalha dos 50 anos de Independência Nacional, pelo seu contributo no sector imobiliário.
Trata-se de uma medalha aprovada recentemente pela Assembleia Nacional, para reconhecer o empenho de entidades singulares ou colectivas, nacionais e estrangeiras cujo contributo em vários sectores da vida pública, é merecedor de um reconhecimento do Estado angolano.
O Ministério das Obras Públicas Urbanismo e Habitação atribuiu a medalha a entidades que se têm dedicado no sector imobiliário, no primeiro dia do “Encontro da Família do Imobiliário”, que decorre de 24 a 25 do mês e ano em curso, no auditório do laboratório de Engenharia.
Isaías Kalunga, líder juvenil foi medalhado pelo seu papel na advocacia em nome dos jovens angolanos nos processos de acesso a habitação, em linha com o Decreto Presidencial n.º 278-20 de 26 de Outubro, que reserva a quota de 20% das habitações construídas com fundos públicos.
O presidente do CNJ reconheceu, em gesto de gratidão, o apoio do MINOPUH, que através do INH têm prestado a devida atenção as preocupações dos jovens que anseiam por mais projectos habitacionais.
Isaías Kalunga reiterou que continuará a defender os interesses dos jovens, advogando para que o Executivo construa e ponha a disposição dos jovens mais e melhores habitações, em reconhecimento da contribuição dos jovens no cenário social, político e económico do País.
O economista e analista do Correio da Kianda, Augusto Fernandes foi homenageado pelo seu contributo, enquanto consultor do Instituto Nacional da Habitação.
Para o economista, a sua homenagem representa para si, o resultado do seu trabalho “enquanto rosto visivel de uma equipa que consegue interpretar as ideias contidas nos papeis” sobre as várias políticas do sector imobiliário.
Augusto Fernandes atribui aos jornalistas “da imprensa escrita e falada e de outros formatos”, que ao longo dos tempos têm permitido replicar a sua interpretação sobre as várias matérias do sector de que é também um actor.
O Secretário de Estado para o Urbanismo e Habitação, Manuel André da Costa Canguezeze, procedeu a abertura do evento, que homenageou várias individualidades do sector imobiliário.
Mais de 20 entidades nacionais ligadas ao sector imobiliário foram homenageadas nesta segunda-feira, com a atribuição da medalha dos 50 anos de Independência Nacional, em função do seu contributo no sector.
A cerimónia de reconhecimento foi organizada pelo Instituto Nacional da Habitação e foi presidida pelo Secretário de Estado da Habitação, Manuel André da Costa Canguezeze, em representação do Ministro Carlos Alberto Gregório dos Santos.

Fernando Sachipende
26/02/2025 em 5:38 pm
Esse País é uma piada sério.