Ligar-se a nós

Mundo

Exército israelita mata palestiniano perto de base militar na Cisjordânia

Publicado

em

O exército israelita matou hoje um palestiniano que alegadamente se aproximou de uma base militar israelita, na aldeia de Huwara, a sul de Nablus, no território ocupado da Cisjordânia.

“Os soldados do exército neutralizaram recentemente um suspeito que chegou num veículo perto da entrada da base da brigada regional de Samaria. O suspeito foi neutralizado depois de se ter aproximado de forma suspeita dos soldados”, refere um comunicado militar.

Fontes de segurança palestinianas, citadas pela agência noticiosa WAFA, identificaram o palestiniano morto como Issa Riyad Isa Jabali, de 28 anos, residente na cidade de Beita, a sul de Nablus.

A morte de Isa Jabali eleva para 73 o número de palestinianos mortos por fogo israelita em 2025, incluindo pelo menos onze crianças (seis delas em ataques aéreos israelitas), de acordo com dados da saúde palestiniana e do Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA).

A província mais atingida – e onde uma incursão militar israelita continua há 24 dias – é a de Jenin, com 38 mortos e mais de uma centena de casas demolidas no campo de refugiados homónimo, ainda sitiado, onde mais de 15.000 pessoas fugiram das suas casas.

Segue-se a província de Tubas, no norte, com o cerco israelita ao campo de Faraa e pelo menos 15 mortos, e Tulkarem e os seus campos de refugiados, com oito vítimas mortais, incluindo uma mulher grávida de oito meses e um rapaz de 10 anos, mortos por tiros israelitas.

Em Nablus, pelo menos sete palestinianos foram mortos até agora este ano.

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD