Sociedade
Bengo debate workshop sobre crimes contra vida selvagem
Um workshop multissectorial sobre “Crimes contra a Vida selvagem”, foi debatido no auditório do Cefomac, na Cidade de Caxito, província do Bengo.
A iniciativa da Associação Conservação e Protecção Consciente (ACPC), em parceria com o Conselho Superior da Magistratura, a Direcção dos Serviços Aduaneiro da AGT, o Ministério do Ambiente, a Polícia Nacional, os Serviços de Investigação Criminal e o Governo Provincial do Bengo, serviu para abordar questões que poderão ajudar na aceleração do tratamento dos crimes ambientais, desde o processamento de um crime no local, denúncia, acusação, julgamento, até à sentença.
O vice-governador para os Serviços Técnicos e Infra-Estruturas no Bengo, Edson Cruz, referiu que nos últimos tempos se tem assistido a uma exploração desenfreada e até criminosa dos recursos naturais, pondo em risco a nossa subsistência, levando a alterações climáticas cada vez mais intensas com chuvas torrenciais, cheias, seca e outros fenómenos adversos.
Os delitos mais comuns em relação à vida selvagem são a importação e exportação de espécies protegidas, a caça em áreas protegidas, a venda e compra de espécies protegidas e o uso de armas para a caça, descreveu o governante.