Ligar-se a nós

Mundo

ONU aprova nova resolução contra sanções dos EUA a Cuba

Publicado

em

A Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou hoje, por esmagadora maioria, uma nova resolução contra as sanções dos Estados Unidos da América (EUA) a Cuba, que duram há 62 anos e representaram um rude golpe para a economia da ilha.

A resolução foi aprovada por 187 votos a favor, dois contra, de EUA e Israel, e uma abstenção, da Moldávia.

A resolução intitulada “Necessidade de pôr fim ao embargo económico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos da América contra Cuba”, apresentada anualmente, reafirma “a igualdade soberana dos Estados, a não intervenção e ingerência nos assuntos internos e a liberdade do comércio e da navegação internacionais”.

No seu discurso perante a assembleia-geral, Rodríguez Parrilla definiu as sanções contra Cuba como “medidas desumanas” e “típicas de uma guerra económica extrema”, com as quais os Estados Unidos procuram alertar “qualquer nação que se atreva a defender com firmeza a sua soberania e construir o seu próprio futuro”.

Por outro lado, se antes as demonstrações mais contundentes de apoio à causa cubana surgiram da Rússia, de membros do Movimento dos Países Não-Alinhados ou da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC), hoje foi o Irão quem se manifestou com maior veemência contra os EUA.

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD