Ligar-se a nós

Sociedade

26% dos portugueses não estão satisfeitos com a descolonização em África, aponta sondagem 

Publicado

em

Uma sondagem da Universidade Católica Portuguesa para a RTP feita em Portugal, Angola e Cabo Verde, dá nota de que 26% dos portugueses não estão satisfeitos com a descolonização das ex-colónias, ao passo que 32% da população portuguesa inquirida considera que a descolonização foi nem “boa nem má”.

Já no caso de Angola, 76% da população respondeu positivamente, contra 11% que demonstrou uma visão contrária ao processo que resultou na proclamação da independência, a 11 de Novembro de 1975.

De acordo ainda com os dados, 16% dos angolanos afirmam que a descolonização não foi “nem boa nem má”.

Por outro lado, em Cabo Verde, 88% acha positiva a descolonização, sendo que apenas 4% olha de forma negativa para o processo.

No geral, a sondagem, divulgada numa altura em que se assinalam os 50 anos da independência das ex-colónias africanas, revela, de acordo com o Público, um consenso quanto à decisão de Portugal em reconhecer essa independência: 86% dos portugueses, 81% dos angolanos e 91% dos cabo-verdianos consideram que foi a decisão correcta.

Apesar disso, a maior parte dos portugueses acredita que o processo de descolonização não decorreu da melhor forma, sendo que para 79% houve falhas, enquanto 13% considera que tudo correu bem.

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD