Sociedade
Zaire: mais de duzentos pacientes com hérnia operados em um mês
Em cinco semanas, 238 pacientes foram operados durante a segunda fase da campanha de cirurgias de hérnias, que decorreu no Hospital Provincial do Zaire.
Para o director-geral da unidade, João Bamba, a meta foi alcançada, porquanto muitos pacientes que aguardavam pela solução há mais de dois anos viram a sua saúde devolvida através de uma intervenção cirúrgica.
“A nossa meta foi alcançada, tínhamos mais de 300 pacientes cadastrados. Nosso objectivo era operarmos pelo menos cerca de 200 pacientes. Portanto, nessas cinco semanas, nós conseguimos alcançar 238 elementos. De facto, eram pacientes que aguardavam pelas suas cirurgias por mais de um ano, dois anos”, explicou.
O responsável de saúde no Zaire referiu que foi desafiante manter a logística toda durante essas cinco semanas, com mais de 30 técnicos para esta actividade.
“Os pacientes estão aí, foram operados. Com o término desta campanha de cirurgias, as consultas externas de urologia retomaram para dar atendimento aos diversos casos”, fez saber o responsável da unidade hospitalar.
Com o término da campanha de cirurgia, as consultas de urologia foram retomadas, porque o médico urologista que esteve envolvido na campanha, retoma as suas consultas normais, às terças e quintas-feiras, bem como as consultas normais de cirurgias, de onde que se captam os pacientes, de onde que se marcam as suas cirurgias, as análises próprias daqueles que forem programados para as cirurgias.
