África
Uganda: Presidente Museveni apresentado oficialmente como candidato à sua própria sucessão
O Movimento de Resistência Nacional (NRM) revelou esta terça-feira, 19, que o presidente Yoweri Kaguta Museveni será o seu candidato para as eleições de Janeiro de 2026 no Uganda.
O retrato oficial de campanha foi revelado por figuras importantes do partido, Al-Hajj Moses Kigongo e Richard Todwong, que sinalizaram o início do período de campanha que pode levar o actual presidente ao 7º mandato.
Na segunda-feira, 18, a Plataforma de Unidade Nacional (NUP) e o Partido Democrático (DP), partidos na oposição entraram formalmente na corrida, com figuras-chave como David Lewis Rubongoya e Joel Ssenyonyi (NUP), ao lado de líderes do DP, pegando formulários de indicação presidencial da Comissão Eleitoral.
De acordo com a imprensa local, as estatísticas da Comissão Eleitoral mostram que o número de candidatos presidenciais aumentou, até o final da noite passada, 177 candidatos haviam colectado formulários.
À medida que a expectativa aumenta, a campanha de Museveni promete continuidade, estabilidade e desenvolvimento, enquanto a oposição está montando um desafio vigoroso, reunindo-se para uma nova era no cenário político de Uganda.