África
Tshisekedi e Kagame comprometem-se no Qatar a seguir proposta de paz do processo Luanda/Nairóbi
O Presidente da República Democrática do Congo, Félix Tshisekedi, e o seu homólogo do Ruanda, Paul Kagame, reuniram esta terça-feira, 18, em Doha, no Qatar, num encontro trilateral organizado pelo Emir Sheikh Tamim bin Hamad Al Thani.
Segundo a nota do Ministério das Relações Exteriores do Qatar, este é o primeiro encontro entre os dois estadistas, desde a escalada da tensão no leste da RDC com a tomada das cidades de Goma e Bukavu pelos rebeldes do M23, apoiados por Kigali.
“As discussões entre os dois chefes de estado africanos e o Emir se concentraram na pacificação do leste da RDC”, lê-se no comunicado.
De acordo com a nota, Tshisekedi e Kagame reafirmaram “o seu compromisso com um cessar-fogo imediato e incondicional e concordaram em continuar as discussões iniciadas em Doha para lançar as bases para uma paz duradoura dentro da estrutura do agora fundido processo Luanda/Nairóbi”.
“Os Chefes de Estado saudaram, igualmente, os progressos alcançados nos processos de Luanda e Nairóbi, bem como os progressos alcançados na cimeira conjunta EAC-SADC de 8 de fevereiro de 2025 em Dar es Salaam”, disse o Governo do Qatar.
De acordo com a declaração oficial, Félix Tshisekedi e Paul Kagame agradeceram ao Estado do Qatar concordando que o encontro fortaleceu “a confiança mútua em favor de um futuro estável para a RDC e a região”.
Pingback: "Angola pode dar lições no alcance da paz e estabilidade", diz Mfuca Muzemba - Correio da Kianda - Notícias de Angola