Politica
“Angola pode dar lições no alcance da paz e estabilidade”, diz Mfuca Muzemba
O antigo deputado à Assembleia Nacional Mfuca Muzemba, criticou pessoas que procuram minimizar e sentido redutor do esforço da República de Angola em busca da paz, no leste da República Democrática do Congo, por considerar que o nosso país tem maior interesse na paz no conflito que assola aquela região, tendo em vista a vasta fronteira que liga ao país vizinho.
Mfuca, disse, sem questionar o encontro entre Tshisekedi e Kagame, em Doha-Qatar, que considera falta de inteligência dos líderes africanos buscar a paz mediante países fora de África.
O também coordenador do projecto político “Esperança” revelou falta de preparação de lidar com os seus problemas, fazer recurso fora do continente, e trouxe o exemplo da Ucrânia, que hoje está dependente do ocidente, por causa da riqueza daquele país.
O político defendeu que a experiência de Angola no entendimento de paz do Luena, deveria servir de exemplo, sem a intervenção das potências mundiais, daí, Mfuca Muzemba assegurou que o nosso país pode dar lições no alcance da paz e estabilidade, sem interferência externa de África.
Esta terça-feira, 18, o Presidente da República Democrática do Congo, Félix Tshisekedi, e o seu homólogo do Ruanda, Paul Kagame, reuniram em Doha, no Qatar, num encontro trilateral organizado pelo Emir Sheikh Tamim bin Hamad Al Thani.
De acordo com a nota do Ministério das Relações Exteriores do Qatar, Tshisekedi e Kagame reafirmaram “o seu compromisso com um cessar-fogo imediato e incondicional e concordaram em continuar as discussões iniciadas em Doha para lançar as bases para uma paz duradoura dentro da estrutura do agora fundido processo Luanda/Nairóbi”.
Ouça as declarações abaixo