Ligar-se a nós

Mundo

Tráfico de drogas evolui e ganha novos métodos e rotas, alerta Europol

Publicado

em

O tráfico de droga na Europa tem novos métodos e rotas. O alerta é da Europol que aponta também para a forma como as redes de tráfico estão a se adaptar rapidamente para contornar o controlo das autoridades.

De acordo com um comunicado publicado esta quinta-feira, e citado pelo site Notícias ao Minuto, a Agência da União Europeia para a Cooperação Policial fez referência a duas grandes operações em que esteve envolvida e uma delas aconteceu em Leiria, em Setembro deste ano, quando foram apreendidas mais de duas toneladas de cocaína e detidas 19 pessoas.

“A produção de cocaína na América Latina atingiu níveis sem precedentes, enquanto os preços na Europa diminuíram e estão actualmente em níveis baixos”, indicou a Europol, acrescentando que as redes criminosas estão a adaptar-se rapidamente, o que constitui um “grande desafio para as autoridades”.

A ocultação da cocaína que entra na União Europeia é feita “de forma altamente sofisticada”, através de alterações químicas ou colocando a droga em materiais de transporte, apontou a Europol.

Como exemplo, a polícia europeia olhou para aquilo que está a acontecer na Península Ibérica, onde os traficantes transferem a carga para lanchas rápidas ou outras embarcações em alto mar para contornar o controlo portuário.

A Europol fez referência à operação que juntou a Polícia Judiciária e a Guardia Civil, no início de Setembro, que detectou cocaína disfarçada em pele de animais. “Este método incomum permitiu que os criminosos impedissem que a droga fosse detectada pelos ‘scanners’ portuários e pelos cães”, explicou a Europol, acrescentando que a única maneira de encontrar a droga é através do desmantelamento da carga.

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD