Ligar-se a nós

Mundo

Timor-Leste diz acompanhar com preocupação situação na Tailândia e Camboja

Publicado

em

O Presidente de Timor-Leste, José Ramos-Horta, acompanha com preocupação a situação entre o Camboja e a Tailândia, que voltou hoje a acusar Phnom Penh de violar o cessar-fogo.

“O Presidente Ramos-Horta tem acompanhado a situação com profunda preocupação, mas também com grande esperança de uma resolução rápida. Timor-Leste considera tanto a Tailândia quanto o Camboja parceiros de longa data e altamente estimados na nossa região”, pode ler-se num comunicado divulgado hoje à imprensa pela Presidência timorense.

A Tailândia e o Camboja acordaram na segunda-feira um cessar-fogo, após cinco dias de confrontos, que causaram a morte de mais de 40 pessoas de ambos os países, e que têm como pano de fundo uma disputa territorial histórica, que evolui para um confronto militar em vários pontos da fronteira comum entre 2008 e 2011.

O exército tailandês acusou as tropas cambojanas de lançaram ataques em cinco pontos ao longo da fronteira, entre a noite de terça-feira e a manhã de hoje, incluindo “disparos de armas e morteiros”, mas o Camboja nega e garante que está comprometido com a trégua.

No comunicado, o chefe de Estado timorense reafirma a “importância dos princípios fundadores e mecanismos” da Associação de Nações do Sudeste Asiático como “ferramentas essenciais para enfrentar os complexos desafios regionais”.

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD