Conteúdo Patrocinado
Tecnologia de roteamento IA da Yango poupou aos usuários 5 milhões de horas em 2025
Angolanos pouparam mais de 100 mil horas com rotas inteligentes que evitam congestionamento.
O Grupo Yango, empresa tecnológica global que digitaliza serviços urbanos, anunciou hoje que as suas avançadas tecnologias de roteamento baseadas em Inteligência Artificial (IA) permitiram aos usuários de mais de 20 cidades poupar um total superior a 5 milhões de horas, em 2025. Este valor corresponde a 600 anos de uma vida humana, que foram assim devolvidos às comunidades.
As conclusões, baseadas numa análise de milhões de viagens da Yango Ride em 2025, provam que a definição inteligente das rotas das corridas proporciona grandes melhorias tangíveis na qualidade de vida. Ao mesmo tempo, torna a mobilidade impulsionada por IA como infra-estrutura crítica para as cidades modernas. O sistema de roteamento da Yango utiliza uma combinação sofisticada de modelos de aprendizagem automática, dados de tráfego em tempo real e análise histórica para optimizar cada viagem, processando múltiplos fluxos de dados em simultâneo, para calcular em milissegundos a rota mais eficiente.
“Cinco milhões de horas poupadas não são uma métrica tecnológica, mas sim a prova de que a IA pode resolver problemas urbanos reais em grande escala”, disse Adeniyi Adebayo, Director de Negócios do Grupo Yango. “Estamos a demonstrar que a próxima geração de infra-estruturas urbanas não será construída apenas com betão e aço, mas com dados, algoritmos e inteligência incorporados nos serviços do dia-a-dia.”
A investigação comparou rotas definidas por IA com trajectos mais curtos e estáticos que ignoram as condições de tráfego em tempo real. Os resultados mostraram poupanças significativas de tempo em diferentes contextos urbanos.
Por exemplo, em Angola, o tempo total anual que os usuários pouparam com esta tecnologia de rotas que evita demoras desnecessárias por congestionamento ou pelo estado e características das vias, ultrapassou as 100 mil horas. Este resultado corresponde a quase uma hora poupado por cada passageiro activo da Yango.
Em Lima, os usuários recuperaram mais de 1,1 milhões de horas por ano, o maior valor absoluto entre as cidades estudadas. Os residentes de Kinshasa pouparam em média 6,48% de tempo por viagem, enquanto os passageiros da Cidade da Guatemala registaram os maiores ganhos de eficiência, com 6,99%. Em Abidjan, os usuários mais activos ganharam cada um, mais de duas horas por ano. O efeito cumulativo representa 5 milhões de horas devolvidas às economias e comunidades urbanas num único ano.
A tecnologia utilizada processa informações sobre características da estrada, padrões de semáforos, complexidade de curvas e modelação preditiva de congestionamento. A arquitectura do sistema melhora a precisão de forma contínua, automática e autónoma, comparando os tempos de viagem previstos com os reais. Este método cria um ciclo de retroalimentação que se adapta aos padrões únicos de cada cidade.
Para além da poupança de tempo, o roteamento inteligente contribui para objectivos mais amplos de sustentabilidade urbana. Ao minimizar o tempo de inactividade do motorista parceiro e ao optimizar a distribuição do tráfego, a tecnologia de IA da Yango ajuda a melhorar a eficiência do combustível, a reduzir as emissões e a diminuir a congestão localizada, pilares centrais do desenvolvimento das cidades inteligentes.
À medida que cidades em todo o mundo enfrentam o crescimento populacional e a crescente motorização, a investigação de Yango sublinha o potencial da tecnologia para enfrentar desafios centrais de infra-estrutura e melhorar as experiências diárias de milhões de pessoas.
O Grupo Yango opera em mais de 35 países do Médio Oriente, África e América Latina, onde cria serviços que formam a base dos ecossistemas urbanos inteligentes. O Grupo Yango digitaliza serviços urbanos e transforma algoritmos complexos em ferramentas acessíveis que ajudam as cidades a tornarem-se mais eficientes, sustentáveis e centradas no ser humano.
Para consultar a metodologia de investigação completa e os resultados detalhados em todas as cidades, visite [link].
Clique para assistir ao vídeo
.
