Sociedade

Surto de cólera que matou seis pessoas no Uíge assusta governantes

Published

on

A situação actual da cólera, que assola a província do Uíge e já causou seis mortes nos últimos dias, obrigou a deslocação de uma delegação multisectorial àquela província, para sua avaliação, chefiada pelo secretário de Estado da Saúde para a área Hospitalar, Valentim Altino de Chantal Matias.

No Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, Valentim Matias disse à Angop, momentos antes do embarque, que a delegação composta por epidemiologistas, médicos internistas, pediatras, anestesistas, clínicos gerais, técnicos ligados ao ambientes, energia e águas, entre outras áreas vai, durante sete dias, tentar reverter a situação actual da cólera e da malária que assola a província.

Adiantou que a equipa vai trabalhar com a comunidade, sensibilizar a população e esclarecer como deve proceder para se prevenir contra as doenças e acautelar o surto a nível da comunidade, bem como falar dos cuidados a ter com a água para consumo, visando  o acesso à água potável, tratada ou fervida.

Vão falar, também, da necessidade do uso de latrinas bem construídas, bem como a de se facilitar medicamentos para desinfestação da água e ver se o mesmo poderá ser distribuído a nível das administrações locais, bairros e comunas.

Outra questão que levou a equipa à província é a de analisar a gestão dos casos a nível hospitalar e ver como estão estabelecidos os fluxos, para se evitar a transmissão inter-hospitalar.

Desde a tomada de posse do novo Governo, em Setembro último, a equipa da Saúde tem-se desdobrado pelo país, radiografando a situação do sector, na busca de soluções para os inúmeros problemas que enfrenta, como resposta ao Programa de Governação lançado ao longo da campanha eleitoral.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version