Ligar-se a nós

África

Surgimento de novos blocos geopolíticos acelera interesses das potências em África, diz especialista

Publicado

em

O jurista e analista angolano, Joaquim Jaime, disse à Rádio Correio da Kianda, que o bloco ou país que conseguir engajar o apoio de África terá a sua agenda materializada. Por este motivo, se constata um aproximar de muitas potências e blocos internacionais em relação ao continente africano.

Joaquim Jaime lembra que o nosso continente, com 55 países, do ponto de vista de representatividade, “é um bloco que pode influenciar e desequilibrar”, e citou como exemplos a China, que voltou às Nações Unidas, com apoio dos países africanos e que foram os africanos que colocaram a China na Organização Mundial do Comércio.

O especialista apelou os países do continente berço da humanidade a aproveitarem este bom momento que atravessa.

Joaquim advertiu que África deve despir-se do seu papel histórico do fornecimento de matéria-prima para a prosperidade dos outros. Para isso, precisa saber negociar para trazer tecnologia, capital, processo de transformação e investir em cadeias de valores.

O também jurista disse que África deve também alinhar a sua política externa, em conformidade com o que foi aprovado na agenda África 2063.

Já, a jornalista da televisão pública alemã, Olga Chládková, disse à Rádio Correio da Kianda que a sua estadia em Luanda permitiu perceber que é um país bonito, que tem muitos recursos e que também tem muitas valências.

Sobre a 7a Cimeira UA-UE, a jornalista daquele país do velho continente, disse esperar que os chefes de Estado europeus ajudem o continente africano, especialmente as pessoas, por entender que este continente enfrenta muita pobreza e é muito importante promover mais a educação e mais investimentos em infra-estruturas e no combate à corrupção.

Jornalista multimédia com quase 15 anos de carreira, como repórter, locutor e editor, tratando matérias de índole socioeconómico, cultural e político é o único jornalista angolano eleito entre os 100 “Heróis da Informação” do mundo, pela organização Repórteres Sem Fronteira. Licenciado em Direito, na especialidade Jurídico-Forense, foi ainda editor-chefe e Director Geral da Rádio Despertar.

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD