Mundo
Seis líderes europeus acompanham Zelensky em encontro com Trump na Casa Branca

Após um encontro a sós com o presidente ucraniano, Donald Trump está reunido, neste momento, com líderes europeus que foram à Casa Branca em apoio a Volodymyr Zelensky.
Em Washington, para além do presidente ucraniano, encontram-se a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, o presidente finlandês, Alexander Stubb, o presidente francês, Emmanuel Macron, a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, o chanceler alemão, Friedrich Merz, e o secretário-geral da NATO, Mark Rutte a fim de evitar uma repetição do que se viu aquando da última visita de Zelensky à Casa Branca.
Aos líderes europeus, Trump disse que garantias de segurança e concessões de terras seriam discutidas, adiantando ainda esperar por uma reunião trilateral entre ele, o Presidente da Rússia, Vladimir Putin, e Volodymyr Zelensky.
“Acho que vai ser quando, não se”, disse.
Por sua vez, Zelensky condenou os últimos ataques russos à Ucrânia, que, segundo disse, mataram pelo menos dez pessoas. Avançou, igualmente, que o Kremlin tem como objectivo “humilhar os esforços diplomáticos”. Apelou ainda para o facto de que “garantias de segurança confiáveis são necessárias”.
O secretário-geral da NATO elogiou a oferta de garantias de segurança do presidente dos EUA para a Ucrânia, dizendo que representa um “avanço” na obtenção de um possível acordo de paz.
“O facto de você ter dito ‘Estou disposto a participar das garantias de segurança’ é um grande passo, é realmente um avanço e faz toda a diferença. Então, obrigado também por isso”, disse Rutte a Trump.