Sociedade
Segurança social Angolana regista mais de 36 mil novos pensionistas em sete anos
As receitas das contribuições sociais em Angola cresceram 309% nos últimos sete anos, acompanhadas por um aumento significativo do número de pensionistas inscritos no sistema de Segurança Social.
De acordo com o presidente do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), Anselmo Monteiro, o número de pensionistas passou de 132.176 em 2017 para 168.411 até ao primeiro semestre de 2025, o que representa um crescimento de 27%, correspondendo a 36.235 novos beneficiários.
O responsável avançou ainda que o número de segurados também aumentou de 1,6 milhões para 3,1 milhões, um crescimento de 92%, com os homens a representarem 69% do total.
Em termos financeiros, o INSS arrecadou 676 mil milhões de kwanzas em receitas no ano de 2024, face aos 165 mil milhões registados em 2017. Já as despesas com prestações sociais atingiram 429 mil milhões de kwanzas, impulsionadas pelo aumento do número de beneficiários e pela atualização dos valores pagos.
Anselmo Monteiro destacou que esses resultados são fruto de um trabalho contínuo de modernização da instituição, nomeadamente através da implementação da folha eletrónica e da cobrança coerciva da dívida, que reforçaram o controlo e a eficiência das operações.
O presidente do INSS sublinhou ainda que o crescimento de 3.220% nos resultados operacionais demonstra a vitalidade e sustentabilidade do sistema, que, segundo afirmou, “continua comprometido em garantir maior proteção social aos trabalhadores e reformados angolanos”.
