Politica
“Se os partidos na oposição estiverem melhor organizados podem promover a alternância que se espera”
O analista político Joveth de Sousa disse à Radio Correio da Kianda, na última semana, que em 2027 pode acontecer uma alternância politica caso os partidos políticos na oposição estiverem melhor organizados, estruturados e apresentarem programas que vão de acordo com as expectativas e anseios da população.
“A política é a arte do possível”, argumentou, por isso, Joveth de Sousa entende que “na arte do possível tudo acontece”.
O analista sustentou a sua abordagem na pouca popularidade que o partido que governa agora tem.
“Há uma certa impopularidade, uma certa baixa de popularidade no partido que dirige o povo”, afirmou.
O especialista afirmou que os 50 anos de independência não se reflectem na vida dos angolanos, por considerar que Angola ainda debate-se com problemas socias básicos.
“Volvidos 50 anos de independência, os angolanos estão a viver o pior período desta liberdade, são volvidos 50 anos, o angolano ainda vive em condições difíceis, jovens não têm empregos, lutam para abandonar o país”, lamentou.
Os problemas sociais apontados pelo analista são caracterizados como “incapacidade para liderar o país”.
“Todo jovem hoje quer uma oportunidade para abandonar o país, isso, o partido que governa começa a desenhar a sua fraqueza e incapacidade”, assegurou o analista, destacando os aspectos positivos da alternância política em qualquer país.