Ligar-se a nós

África

Rússia expande presença militar no Sahel e troca Grupo Wagner por Africa Corps detido pelo Estado

Publicado

em

Um novo relatório do Instituto Timbuktu lança luz sobre o mais recente movimento da Rússia no Sahel. A transição do sombrio Grupo Wagner para uma nova força estatal chamada Africa Corps marca o que os analistas descrevem como uma estratégia sem precedentes para expandir a influência russa na região.

Depois de mais de três anos no Mali, as forças do Grupo Wagner retiraram-se oficialmente a 6 de Junho de 2025. No dia seguinte, o Ministério da Defesa da Rússia anunciou o envio do Africa Corps, uma nova força paramilitar operando dentro de uma estrutura formal do governo.

Em seu relatório intitulado “Reposicionamento Russo no Sahel – Do Grupo Wagner ao Corpo da África”, o Instituto Timbuktu diz que esse movimento fortalece directamente a presença militar e diplomática da Rússia em países como o Mali.

Jornalista multimédia com quase 15 anos de carreira, como repórter, locutor e editor, tratando matérias de índole socioeconómico, cultural e político é o único jornalista angolano eleito entre os 100 “Heróis da Informação” do mundo, pela organização Repórteres Sem Fronteira. Licenciado em Direito, na especialidade Jurídico-Forense, foi ainda editor-chefe e Director Geral da Rádio Despertar.

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD