África
Resultado das presidenciais de seis regiões da Guiné-Bissau dão vitória à Fernando Dias
Na Guiné-Bissau, o analista Sumailia Pursson revelou nesta terça-feira, 25, à Rádio Correio da Kianda, durante o programa Bancada Parlamentar, que até ao momento. já estão apuradas seis regiões eleitorais, onde Fernando Dias está à frente nas contagens, dados que assegura que coincidem com os números apresentados pelo candidato apoiado pelo PAIGC.
O especialista disse, igualmente, que o sistema eleitoral guineense garante o mínimo de segurança sobre a transparência no apuramento dos resultados das presidenciais, apesar do país estar a viver uma ditadura, tal como segundo disse.
“O sistema eleitoral guineense garante um mínimo de transparência nesta fase de apuramento dos resultados. E as duas candidaturas, tanto de Sissoco Embaló e de Fernando Dias têm actas das eleições. E já se começou o apuramento de seis regiões, e até aqui de acordo com os dados que conhecemos, os números dão tal como Fernando Dias da Costa tem dito, que está a frente da contagem”, sublinhou.
Já Tchierno Baldé disse que a declaração de reivindicação de vitória das eleições presidenciais protagonizadas, tanto do Chefe de Estado cessante Umaro Sissoco Embaló e Fernando Dias, principal figura da oposição, está alinhada naquilo a que chama de estratégia.
Baldé revelou que tudo indica que Fernando Dias será o próximo Presidente da República da Guiné-Bissau, o que torna uma vitória que descreve como sendo inédita.
Os resultados das eleições da Guiné-Bissau serão divulgados na quinta-feira, 27.
