Ligar-se a nós

África

República do Congo lança revisão de cadernos eleitorais antes das eleições presidenciais

Publicado

em

Foi lançado na República do Congo um processo de revisão dos cadernos eleitorais antes das eleições presidenciais aprazadas para Março do próximo ano.

O processo, que deve durar dois meses, começou a ser publicitado esta segunda-feira, 01, em toda a capital, Brazzaville, com cartazes que podem ser vistos enfatizando a importância do acto.

De acordo com autoridades locais, a operação visa garantir a transparência e a credibilidade da votação, que verá o actual presidente Denis Sassou-Nguesso concorrer novamente.

O homem de 81 anos foi chefe de Estado em dois períodos, o primeiro de 1979 a 1992 e o segundo, desde 1997, vencendo reeleições consecutivas.

Denis Sassou-Nguesso fez uma mudança constitucional em 2015, ignorando o limite de idade de 70 anos e aumentando o número de mandatos de 5 anos para 7 anos.

O líder da oposição, Clément Mierassa, disse no mês passado que Sassou-Nguesso não deveria ser autorizado a concorrer a outro mandato.

A revisão de acordo com a imprensa local visa também eliminar eleitores falecidos.

Na última eleição presidencial realizada em 2021, havia mais de dois milhões e meio de eleitores registados naquele país vizinho.

Os cidadãos têm até 30 de Outubro para garantir que estão registados.

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD