Ligar-se a nós

Mundo

Reino-Unido anuncia restrições de visto a cidadãos da RDC

Publicado

em

O governo britânico anunciou no último sábado, que vai aplicar restrições de atribuição de vistos de entrada ao país, a cidadãos da República Democrática do Congo.

Em causa, segundo a ministra do Interior, Shabana Mahmood, está o facto de aquele país africano não ter cooperado nas operações de repatriamentos de cidadãos congoleses expulsos do Reino Unido, por permanência ilegal.

Segundo a RFI, a decisão surge um mês depois de em novembro último, o governo britânico ter avisado que repatriaria cidadãos de três países africanos, nomeadamente Angola, Namíbia e a República Democrática do Congo, por terem estado a criar entraves no processo de repatriamento de cidadãos que se encontravam em situação de ilegalidade em seu território.

Nessa altura, a ministra britânica deixou algumas recomendações que os três países deviam adoptar, sob pena de serem aplicadas sanções.

Cerca de um mês depois, de acordo com a notícia, as sanções são agora aplicadas aos cidadãos da RDC, com anulação de “todos os procedimentos acelerados de vistos assim como todo o tratamento preferencial concedido a responsáveis políticos e personalidades de alto nível” daquele país vizinho de Angola na fronteira Norte.

No mesmo comunicado, neste fim-de-semana, o governo birtânico assegurou que a Namíbia e Angola aceitaram o retorno dos migrantes destas duas nacionalidades recusados em solo britânico.

Londres avisou que pode ir mais longe ainda, ao suspender totalmente os vistos para cidadãos congoleses, no caso de não haver cooperação por parte de Kinshasa.

“Chegou a hora de a RDC fazer o que tem a fazer. Recuperem os vossos cidadãos ou perderão o privilégio de entrar no nosso país”, escreveu a ministra britânica, nas redes sociais, citada pela RFI, que garante, entretanto, que o governo congolês anunciou, neste domingo, estar em contacto com Londres, no seguimento desta decisão.

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD