Mundo
RDC: Oposição critica Presidente da República por estender mão ao homólogo ruandês
Na RDC, a oposição faz duras críticas ao Presidente da República Felix Tshisekedi, por estender a mão nesta sexta-feira ao seu homólogo ruandês, Paul Kagame. Vinte e quatro horas após o discurso de Tshisekedi pedindo a Paul Kagame que fizesse as pazes, alguns oponentes acreditam que esse passo reflecte uma “falta de visão clara e incoerência política”.
Claudel André Lubaya denunciou a “versatilidade” do presidente, chamando-a de “ambiguidades diplomáticas” e “reviravoltas ridículas”, lembrando as declarações belicosas anteriores de Tshisekedi em relação a Ruanda. Da “menor escaramuça” à mão estendida mais “inesperada”, exclama Lubaya.
Olivier Kamitatu, um colaborador próximo de Moïse Katumbi, agora no exílio, descreveu as palavras do presidente Tshisekedi como “palavras vazias” e “orações sem fé”, dizendo que a verdadeira paz deve vir de um diálogo inclusivo entre os congoleses, conforme proposto pela Conferência Episcopal Nacional do Congo (CENCO) e pela Igreja de Cristo no Congo (CEC). Em vez de palavras dirigidas a potências estrangeiras.
Continuar a ler