Mundo
Putin declara cessar-fogo de três dias para marcar Dia da Vitória na Segunda Guerra Mundial

O presidente russo, Vladimir Putin, declarou nesta segunda-feira um cessar-fogo de três dias na guerra com a Ucrânia, para o mês de Maio, marcando o 80º aniversário da vitória da União Soviética e seus aliados na Segunda Guerra Mundial.
O Kremlin disse que o cessar-fogo de 72 horas vigoraria do início de 8 de Maio até o final de 10 de Maio, e a Rússia pediu à Ucrânia que também se juntasse a ele.
De acordo com um comunicado, em caso de violações pelo lado ucraniano, as forças armadas da Rússia dariam uma “resposta adequada e eficaz”.
Entretanto, o presidente da Duma Estatal, Vyacheslav Volodin, duvida que Vladimir Zelensky concorde com a trégua proposta pelo presidente russo.
“Duvido que Zelensky seja receptivo à trégua, apoiando a decisão de nosso presidente. Mas, quanto ao povo ucraniano, acho que eles entendem a situação e apoiarão o presidente Putin nesta decisão”, disse ele em um comentário ao jornalista da VGTRK, Pavel Zarubin.
Segundo Volodin, se Zelensky não reconhecer o Dia da Vitória, isso não deve servir como um reflexo dos sentimentos de todo o povo ucraniano. “Muitas pessoas se lembrarão de seus entes queridos neste dia. Eles vão comemorar o Dia da Vitória. E os países europeus também, embora a União Europeia esteja tentando proibir representantes de países ocidentais de virem para cá”, acrescentou.
O exército russo, sob ordens do presidente Vladimir Putin, interromperá as hostilidades da meia-noite de 8 de maio à meia-noite de 11 de maio por razões humanitárias.