Ligar-se a nós

Politica

PRS se traduz numa força de equilíbrio no xadrez político angolano, destaca Benedito Daniel

Publicado

em

O presidente do Partido de Renovação Social, Benedito Daniel, disse este sábado, 15, em Luanda, que o PRS se traduz numa força de equilíbrio no cenário político angolano, e defende firmemente a ética política como pilar da boa governação, por oferecer ao eleitor critérios justos para avaliar comportamentos e escolhas.

“Por isso a nossa crítica é harmoniosa, a nossa oposição é cortes, porque acreditamos na força das palavras. Somos igualmente uma força de equilíbrio no xadrez político angolano” assinalou, destacando que os 35 anos de fundação do partido, pelo facto de o país celebrar há menos de cinco dias, os 50 Anos de Independência Nacional, que remetem na sua perspectiva, todos os angolanos a reflexão.

Benedito Daniel falava aquando do seu discurso durante o acto central, decorrido no Complexo do PRS, cito no Capalanga, município dos Mulenvos, por ocasião do 35º aniversário do partido, apontou igualmente o federalismo como actual modelo de governação eficaz para Angola, por formas a conferir maior autonomia e desenvolvimento as províncias e regiões.

Para Benedito Daniel, o PRS se traduz igualmente numa força política verdadeiramente comprometida com os princípios da paz, da democracia participativa, do progresso e da justiça social, tendo introduzido no panorama político angolano elementos como fundamentais como o federalismo e justiça social e a necessidade de separação de poderes entre os órgãos de soberania, por formas a conferir maior autonomia as províncias e regiões.

“Dentre as várias causas que defendemos, destacam-se o princípio de autonomia das regiões, que sustenta a tese de aceitação de uma percentagem dos recursos a região produtora, a municipalização dos municípios e a eleição dos governadores” sublinhou, destacando igualmente a criação de uma Assembleia Bicameral, com uma câmara alta dos representante e uma câmara baixa dos deputados, capaz de integrar e acompanhar os interesses das autoridades tradicionais e da sociedade civil, bem como a instituição de normas que permitam a eleição dos presidentes dos tribunais superiores.

Para ao líder dos Renovadores Sociais, o tráfico de influência, má distribuição da renda nacional e execução de programas selectivo de agenda de desenvolvimento, contribuíram para as actuais assimetrias regionais que até hoje são visíveis, criando províncias que se classificam na prática como de nível A, B, C e até D, o que se traduz num desafio que a actual governação precisa de forma urgente corrigir.

O PRS foi fundado a 18 de Novembro de 1990, e o acto de sábado foi em antecipação a efeméride, a assinalar-se na próxima terça-feira.

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD