Sociedade
Proibida entrada de camiões angolanos com mercadorias na RDC
Somente os camiões que têm como origem a província de Cabinda estão autorizados a fazer a travessia para o território congolês, pois a República Democrática do Congo proibiu os camionistas que pretendem entrar através das fronteiras do Noqui e do Luvo, na província do Zaire, a passar com mercadorias angolanas com para à RDC.
A medida unilateral foi tomada recentemente pelo governo de Kinshasa deixando apenas a possibilidade de transpor a fronteira entre os dois países vizinhos os industriais de camionagem e trânsito para a província de Cabinda.
Angola, por sua vez, aplicou o princípio da reciprocidade a cobranças exorbitantes por parte da RDC para travessia dos camiões com mercadoria. Os camionistas da RDC pagam o mesmo preço, disse o primeiro secretário da embaixada Angolana na RDC, Elísio Ndonga.
“Na diplomacia existe a lei da reciprocidade, muitas vezes tentamos negociar com RDC no sentido de rever os preços aplicadas aos camionistas angolanos e os nossos apelos não foram respondidos, isso foi uma resposta”, disse.
O diplomata garantiu que, actualmente, negociações entre os dois países estão a ser feitas de modos a encontrar soluções que visam beneficiar os dois países africanos.