Politica
Príncipe Harry reforça apoio à desminagem e é recebido por João Lourenço no Palácio Presidencial
O Príncipe Henry Charles Albert David, Duque de Sussex, foi recebido na tarde desta terça-feira, 15, no Palácio Presidencial da Cidade Alta, em Luanda, pelo Presidente da República, João Lourenço, numa audiência que reforça os laços de cooperação entre Angola e iniciativas internacionais de carácter humanitário.
A visita do príncipe Harry ao país está inserida no seu compromisso com a causa da desminagem, um trabalho iniciado pela sua mãe, a Princesa Diana, que em 1997 visitou Angola e chamou a atenção do mundo para os efeitos devastadores das minas terrestres no país.
O Duque de Sussex, através da sua fundação e em parceria com organizações como a HALO Trust, tem mantido um papel activo na promoção de acções que visam a retirada de minas e explosivos remanescentes de guerra, sobretudo em comunidades vulneráveis.
Durante a audiência com o Chefe de Estado angolano, foram abordadas formas de fortalecer os esforços no processo de desminagem e garantir segurança e desenvolvimento sustentável para as populações afectadas.
A presença do príncipe Harry em Angola simboliza também o reconhecimento internacional pelo progresso do país em matéria de reconstrução e paz, mas evidencia que a desminagem continua a ser uma prioridade nacional, com impacto directo na agricultura, mobilidade e educação em áreas minadas.