Politica
Presidente João Lourenço anuncia inauguração de dois estádios de futebol
O Presidente da República, João Lourenço, anunciou este sábado, 04, que “o Executivo vai inaugurar, este ano, na província do Uíge, um estádio de futebol onze, e, no primeiro semestre do próximo ano, outro estádio na província do Huambo”.
O Chefe de Estado fez o anúncio dos novos investimentos em infra-estruturas desportivas, após inaugurar o Complexo Desportivo Paralímpico José Armando Sayovo, localizado no bairro Bucula, município do Dande, na província do Bengo.
“Ainda este ano, vamos inaugurar o estádio de futebol onze da província do Uíge, e no próximo ano, creio que ainda no primeiro semestre, vai-se inaugurar, também, o estádio de futebol onze da província do Huambo”, assegurou o Presidente João Lourenço, atribuindo ao ministro titular da pasta competências para indicar, exactamente, quais as províncias onde novas infra-estruturas desportivas vão ser construídas.
O Presidente João Lourenço assegurou, questionado se há possibilidade de replicar complexos desportivos da dimensão do que acabava de inaugurar, para outras modalidades, que já foi anunciada a construção de vários pavilhões multiusos e gimnodesportivos.
“Este anúncio já é público. Foi feito. E quando a gente anuncia é porque já temos, em princípio, a solução financeira equacionada. Portanto, de resto, são os procedimentos subsequentes, até que realmente as obras tenham início”, disse.
O Presidente da República acentuou ainda que “o país tem hoje 21 províncias, pavilhões gimnodesportivos temos em menos de metade, o que quer dizer que, ainda, há um bom número de pavilhões por construir. Portanto, esta possibilidade é quase já uma realidade, é uma questão de execução”.
Acompanhado da Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, da governadora provincial do Bengo, Maria Antónia Nelumba, de membros do Executivo, do Comité Paralímpico Angolano (CPA) e do Comité Olímpico Angolano (COA), João Lourenço percorreu, demoradamente, as distintas áreas da infra-estrutura desportiva, recebeu explicações detalhadas sobre a importância de cada uma das áreas e equipamentos, e manteve contacto com atletas de futebol com muletas no tapete do relvado sintético, tendo, inclusive, procedido ao “pontapé de saída” de uma partida simbólica de futebol.