Ligar-se a nós

Politica

PR não violou nenhuma norma ao condecorar signatários do Acordo de Alvor, diz analista

Publicado

em

O analista do programa “Tribuna Livre” disse neste sábado, 17,  que o Presidente da República não violou nenhuma norma ao condecorar os signatários do acordo de Alvor, por entender que a norma aprovada pela Assembleia Nacional estabelece três classes de medalha, a primeira de Independência, a outra de Paz e Desenvolvimento e a última de é a Medalha de Honra.

David Mendes é de opinião que faz sentido João Lourenço ter evocado perdão e reconciliação pelos factos que ocorreram no pós independência, sobretudo do lado da UNITA e do MPLA.

Já, o filósofo Almeida Pinto, disse que o Presidente da República deu início ao processo de unidade dos angolanos ao autorizar a exumação e inumação dos restos mortais de Jonas Savimbi, com vista a pacificar o país e defendeu o reconhecimento do estadista.

Por sua vez, o jurista Alexandre Sebastião defendeu a criação de um monumento com três bustos dos pais da independência de Angola, com a foto tirada em Alvor, e a transformação da avenida Revolução de Outubro, em Rua dos Libertadores.

E, o académico Eurico Gonçalves, disse que o Presidente da República chorou ao afirmar que “Angola unida vai vencer”, porque o presente e o futuro de Angola não depende de uns, mas todos.

Prosseguiu, afirmando que as lágrimas de João Lourenço não representaram fraqueza mas, “sinais de fortalecimento, enquanto pai, esposo, Presidente e conhecedor do sacrifício da era colonial”.

Jornalista multimédia com quase 15 anos de carreira, como repórter, locutor e editor, tratando matérias de índole socioeconómico, cultural e político é o único jornalista angolano eleito entre os 100 “Heróis da Informação” do mundo, pela organização Repórteres Sem Fronteira. Licenciado em Direito, na especialidade Jurídico-Forense, foi ainda editor-chefe e Director Geral da Rádio Despertar.

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD