Politica
PR João Lourenço condecora 383 militares das FAA na segunda-feira

O Presidente da República e Comandante-em-Chefe das Forças Armadas Angolanas (FAA), João Lourenço, vai condecorar, na próxima segunda-feira, 7, 383 militares em cerimónia pública, como reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à Nação.
De acordo com os Serviços de Imprensa da Presidência da República, as distinções incluem várias categorias de medalhas previstas no Decreto Presidencial n.º 12/96, que regula a atribuição de condecorações militares em Angola.
Entre as honrarias destacam-se:
Medalha do Valor das FAA: 91 militares na 2.ª Classe e 43 na 3.ª Classe;
Medalha da Defesa Nacional: 30 na 1.ª Classe, 30 na 2.ª Classe e 95 na 3.ª Classe;
Medalha Militar dos Serviços Distintos: 7 na 1.ª Classe, 31 na 2.ª Classe e 56 na 3.ª Classe.
As distinções, algumas atribuídas a título póstumo, visam reconhecer actos de bravura, lealdade, dedicação e mérito no quadro da defesa e segurança do Estado.
Segundo o regulamento, a atribuição das medalhas é uma prerrogativa do Chefe de Estado e representa uma das mais altas honras militares, reforçando a disciplina, o espírito patriótico e a cultura de defesa nacional.
A cerimónia de segunda-feira vai homenagear militares de diferentes ramos e patentes, incluindo generais, brigadeiros, vice-almirantes e coronéis, em representação da diversidade e da história das Forças Armadas Angolanas.