África
Polícia tanzaniana emite mandado de captura para líder da oposição
Na Tanzânia, as autoridades emitiram hoje, 08, um mandado de captura para a principal figura da oposição, o secretário-geral do Partido da Democracia e do Progresso.
De acordo com a imprensa tanzaniana, a origem deste mandado, publicado nas redes sociais da polícia, está a alegada ligação de John Mnyika aos protestos que aconteceram depois das eleições gerais de 29 de Outubro e que, segundo a Amnistia Internacional, provocaram, pelo menos, uma centena de mortos.
Estão incluídas igualmente no mandado de captura outras nove pessoas, com destaque para o vice-secretário do Partido da Democracia e do Progresso, Amani Golugwa, e a porta-voz, Brenda Rupia.
Referir que estes mandados surgem poucos dias após, a Presidente da Tanzânia, Samia Suluhu Hassan, ter sido investida para um mandato de cinco anos, depois de a Comissão Eleitoral Nacional Independente a ter declarado, no sábado, vencedora das eleições, com 97,66% dos votos, numa votação em que os dois principais opositores ficaram excluídos.
Hassan acedeu à presidência em 2021, devido à morte repentina do antecessor, John Magufuli, de quem era vice-presidente.
