Sociedade
Polícia e SIC detém garimpeiros de água no Dande
Seis cidadãos considerados como os maiores garimpeiros de água potável nas condutas da Empresa Pública de Água e Saneamento do Bengo (EPAS-Bengo), na zona do desvio da Barra do Dande, na localidade do Musseque Quicoca, foram detidos, no fim-de-semana, pela Polícia Nacional e Serviços de Investigação Criminal (SIC).
O director do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa da Delegação do MININT no Bengo, inspector-chefe, Gaspar Luis Carlos Inácio, em declarações ao Correio da Kianda, disse que a detenção dos cidadãos foi possível através de uma operação conjunta entre as forças do MININT (PN e SIC), em coordenação com os serviços de fiscalização da EPAS-Bengo e da Administração Municipal do Dande.
Os seis cidadãos nacionais são acusados na prática de danos aos bens públicos (destruição da conduta de água) para garimpo do precioso líquido, bem como efectuavam ligações do mesmo, de forma ilegal, no município do Dande.
Garimpo de água
A nota do comando provincial da polícia no Bengo, a qual tivemos acesso, diz que o facto aconteceu quando alguns moradores do bairro Musseque Quicoca vandalizaram uma das condutas de abastecimento de água, com o objectivo de efectuarem ligações ilegais e a comercialização do precioso líquido, ao preço de 100 kwanzas por cada bidon de 20 litros e 60 mil kwanzas para o contrato ilegal de ligação da água ao domicílio.
¨Diligências estão em curso para a detenção dos promotores desta acção, que se encontram em fuga e levá-los às barras dos tribunais para serem responsabilizados criminalmente¨, lê-se na nota.