Politica
Partido Liberal desafia MPLA e UNITA a “trocarem as bandeiras da guerra” em nome da reconciliação nacional
O político do Partido Liberal, Higino Cambanda, lançou um apelo simbólico e contundente, durante o Congresso Nacional da Reconciliação, promovido pela Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST), em Luanda.
Cambanda defendeu que a verdadeira reconciliação nacional exige uma mudança de mentalidade e de símbolos, pedindo que os principais partidos, MPLA e UNITA, abandonem os traços históricos da guerra que ainda persistem na sua identidade.
Higino Cambanda apelou a que, nos próximos congressos partidários, tanto o MPLA como a UNITA, “desenhem novas bandeiras” que representem um país reconciliado e virado para o futuro.
O dirigente liberal frisou que a contradição política não deve ser vista como inimiga da harmonia, mas sim como parte do processo democrático e da maturidade nacional.
O Congresso Nacional da Reconciliação, promovido pela Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST), em Luanda, reuniu representantes de vários partidos políticos, autoridades tradicionais e membros da sociedade civil, num esforço conjunto para reflectir sobre os 50 anos de independência e o futuro da paz e unidade em Angola.
