Ligar-se a nós

Mundo

Papa denuncia “economia distorcida” que “trata homens como mercadoria”

Publicado

em

O Papa Leão XVI lamentou hoje “uma economia distorcida” que “induz a tratar os homens como mercadoria”, na homilia da Missa do Galo do primeiro Natal após a sua eleição.

“Para iluminar a nossa cegueira, o Senhor quis revelar-se ao Homem como Homem, sua verdadeira imagem, segundo um projeto de amor iniciado com a criação do mundo”, disse diante de 6.000 fiéis, na missa em que a Igreja celebra o nascimento de Jesus.

E citou as palavras de Bento XVI, nas quais afirmava que “enquanto a noite do erro obscurece esta verdade providencial, também não há espaço para os outros, para as crianças, os pobres, os estrangeiros”.

“As palavras do Papa Bento XVI, tão actuais, lembram-nos que na terra não há espaço para Deus se não houver espaço para o Homem: não acolher um significa rejeitar o outro. Em contrapartida, onde há lugar para o Homem, há lugar para Deus”.

Robert Prevost afirmou ainda que, com o nascimento do Menino Jesus, “Deus dá ao mundo uma nova vida, a sua, para todos” e “não é uma ideia que resolve todos os problemas, mas uma história de amor que nos envolve”.

O Papa explicou que Deus, “perante as expectativas dos povos, envia uma criança, para que seja palavra de esperança; perante a dor dos miseráveis”.

“Ele envia um indefeso, para que seja força para se levantar; perante a violência e a opressão, Ele acende uma luz suave que ilumina com a salvação todos os filhos deste mundo”, acrescentou.

E “enquanto uma economia distorcida induz a tratar os homens como mercadoria, Deus torna-se semelhante a nós, revelando a dignidade infinita de cada pessoa. Enquanto o homem quer tornar-se Deus para dominar o próximo, Deus quer tornar-se homem para nos libertar de toda a escravidão”, acrescentou.

Jornalista multimédia com quase 15 anos de carreira, como repórter, locutor e editor, tratando matérias de índole socioeconómico, cultural e político é o único jornalista angolano eleito entre os 100 “Heróis da Informação” do mundo, pela organização Repórteres Sem Fronteira. Licenciado em Direito, na especialidade Jurídico-Forense, foi ainda editor-chefe e Director Geral da Rádio Despertar.

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD