Ligar-se a nós

Politica

ONU destaca papel de João Lourenço como voz corajosa na denúncia do peso da dívida insustentável de África

Publicado

em

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, disse nesta segunda-feira, 24, durante a Reunião Plenária Solene, na Assembleia Nacional no âmbito da sua visita ao país, que o Presidente João Lourenço tem sido uma voz clara e corajosa em denunciar o peso insustentável da dívida que recaí sobre tantos países africanos, e para apelar a uma arquitectura financeira mundial que funcione para todos e não apenas para as economias mais ricas.

António Guterres disse ser fundamental destacar o papel de Angola nos esforços de mediação, através do processo de Luanda, entre a República Democrática do Congo (RDC) e o Rwanda.

O secretário-geral da ONU disse que este papel termina assumindo a liderança da União Africana, com uma agenda centrada na paz, na segurança, na integração regional e na reforma da governação mundial, ao mesmo tempo que sublinha a importância do comércio intra-regional e a integração de infra-estruturas a nível continental.

“Esta liderança regional é reconhecida, respeitada e portadora de esperança para todo continente, porque nasceu da vossa própria experiencia. Conhecem o preço da guerra, e o valor da paz, a dor da divisão e a força da reconciliação” sublinhou.

Já o Presidente da Assembleia Nacional, Adão de Almeida, disse que o Parlamento angolano continuará a erguer a sua voz a favor do fim de todos os conflitos existentes, para os quais não vê outro caminho que não seja o do diálogo e do respeito pelo direito internacional.

Referir que a visita de António Guterres esta enquadrada na sua participação na 7ª Cimeira União Africana-União Europeia, que decorre até esta terça-feira, 25, em Luanda.

 

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD