Mundo
Oficiais do exército nigeriano enfrentam julgamento por suposto plano de golpe de Estado
Vários oficiais do exército nigeriano irão a julgamento devido a um suposto plano para depor o presidente Bola Tinubu no ano passado.
A informação foi avançada esta segunda-feira pelo Exército que reconhece a existência de uma conspiração que o governo havia negado inicialmente.
Em Outubro, os militares disseram que 16 oficiais foram presos por “problemas de indisciplina”.
Apesar das negativas oficiais, fontes do governo e das forças armadas nigerianas disseram à AFP que foram presas por suspeita de conspiração para um golpe de Estado, escreve o africanews.
“As Forças Armadas da Nigéria (AFN) desejam informar o público em geral que as investigações sobre o assunto foram concluídas”, disse o major-general Samaila Uba, porta-voz do Quartel-General da Defesa, em um comunicado divulgado na segunda-feira.
“As conclusões identificaram vários oficiais com alegações de conspiração para derrubar o governo”.
“Aqueles que tiverem casos a responder serão formalmente levados a julgamento perante um painel judicial militar apropriado”, acrescentou.
Não foi divulgada nenhuma data para os julgamentos. Os policiais podem ser condenados à pena de morte se forem considerados culpados, de acordo com especialistas jurídicos.
