Ligar-se a nós

Sociedade

Oficiais de Justiça fazem balanço positivo da primeira fase da greve 

Publicado

em

Os oficiais de Justiça fazem um balanço positivo da primeira fase da greve geral, observada durante o período de 13 dias, que foi marcada, segundo disseram, pela adesão massiva, apesar das alegadas ameaças e perseguições, dirigidas a grevistas, com intuito de criar constrangimentos no exercício do direito a greve, com a recolha de nomes de grevistas nos recursos humanos para efeitos de retalhação.

O comunicado do Sindicato dos Oficias de Justiça de Angola, a qual o Correio da Kianda teve acesso, faz, igualmente, alusão da alegada manipulação da comunicação social.

O SOJA refere que as práticas não violam apenas a lei, mas constituem atentado ao estado democrático e de direito, violam também a liberdade sindical e dos direitos fundamentais do funcionalismo público.

Os oficiais de justiça manifestaram ainda preocupação face ao silêncio do titular do Ministério da Justiça e Direitos Humanos, “que até ao desfecho da greve não apresentou abertura para o diálogo”.

O Sindicato dos Oficiais de Justiça assegura que caso essa postura se mantenha, poderá realizar segunda fase da greve, mais abrangente, conforme a calendarização deliberada em assembleia geral extraordinária, de 9 de Fevereiro a 6 de Março e 2026.

Jornalista multimédia com quase 15 anos de carreira, como repórter, locutor e editor, tratando matérias de índole socioeconómico, cultural e político é o único jornalista angolano eleito entre os 100 “Heróis da Informação” do mundo, pela organização Repórteres Sem Fronteira. Licenciado em Direito, na especialidade Jurídico-Forense, foi ainda editor-chefe e Director Geral da Rádio Despertar.

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD