Sociedade
Obras do Data Center do Governo já com 75% de execução
Em construção na zona da Camama, em Luanda, as obras do Data Center do Governo de Angola atingiram cerca de 75% de execução física, estando, neste momento, já na fase de instalação dos equipamentos. A inauguração está prevista para Fevereiro de 2026.
A informação foi avançada esta quinta-feira, 13, pelo director-geral do Instituto Nacional de Fomento da Sociedade de Informação (INFOSI), André Pedro, durante visita do ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira, a obra.
O projecto inclui, igualmente, a implementação da Cloud Governamental, integrando-se na estratégia de modernização dos serviços públicos e privados.
O processo, que decorre de forma integrada, contempla, simultaneamente, a construção do edifício e a implementação tecnológica.
“O novo Data Center terá um modelo modular composto por 12 contentores com capacidade para 28 racks cada, totalizando 336 racks disponíveis para utilização”, informa a nota ministerial.
Um data center é uma instalação física que abriga servidores, sistemas de armazenamento de dados e equipamentos de rede para processar, armazenar e gerenciar informações e serviços digitais.
São conhecidos como o “cérebro” por trás de muitas actividades online, como o uso de aplicativos, serviços de streaming e e-commerce.
Após a inauguração, prossegue a nota, “todos os serviços deverão ser transferidos para as novas instalações com 30 dias de antecedência, período destinado a ensaios e à verificação completa do funcionamento das soluções tecnológicas implementadas”.
