Mundo
Novos ataques russos deixam mais de um milhão de casas de Kiev às escuras
As tropas da Rússia na Ucrânia protagonizaram, na madrugada deste sábado, novos ataques em Kiev, deixando mais de um milhão de residências da cidade e arredores da capital as escuras, informou a operadora privada DTEK citada pela RTP.
“O primeiro ataque deixou mais de 700 mil clientes sem energia na manhã de sábado, e outros 400 mil ficaram sem luz na região em redor da capital”, disse a operadora no Telegram, acrescentando que estava a trabalhar para restabelecer o fornecimento de energia.
Como consequências, dois mil e 600 edifícios habitacionais, 187 creches, 138 escolas e 22 instituições sociais ficaram sem aquecimento, reportou o presidente da câmara da capital da Ucrânia, Vitali Klitschko.
Pelas 19h00 deste sábado, em Kiev, a temperatura era de apenas um grau positivo, com previsão de descida nas horas seguintes até aos dois graus negativos, e incluindo queda de neve.
Os ataques, com dezenas de drones e de mísseis causaram a morte de pelo menos duas pessoas e mais de 40 feridos, tendo obrigado os moradores a se abrigarem nas estações de metro durante as quatro horas que duraram os ataques aéreos.
