Politica
Nimi-a-Simbi pode esclarecer impasse em torno da reunião do Comité Central da FNLA
O presidente da FNLA, Nimi-a-Simbi, pode esclarecer esta terça-feira, 30, os equívocos e polémicas em torno do adiamento da reunião do Comité Central do partido. O pronunciamento é aguardado durante a cerimónia de cumprimentos de fim de ano, um evento tradicional da formação política.
O encontro surge numa altura de tensão interna, depois de um grupo de membros do Comité Central se ter reunido à revelia da direção e produzido um documento no qual exige que o presidente convoque, no prazo de 30 dias ou seja, até antes do final de janeiro de 2026, a reunião formal daquele órgão.
No mesmo documento, os signatários retiram a confiança política a Nimi-a-Simbi, defendendo ainda que o líder da FNLA, também professor universitário, fique impedido de concorrer às eleições gerais de 2027. A Rádio Correio da Kianda teve acesso ao referido documento.
Esta será a primeira aparição pública de Nimi-a-Simbi após os acontecimentos recentes, sendo esperados esclarecimentos sobre as alegações que circulam no seio do partido, incluindo suspeitas de uma alegada fuga para evitar explicações relacionadas com os fundos recebidos pela FNLA para a campanha eleitoral de 2022, bem como sobre a comissão de auditoria criada para apurar o uso desses valores.
A reunião dos membros do Comité Central contou com figuras influentes do partido, entre as quais Ngola Kabango, Fernando Pedro Gomes, Ndonda a Nzinga e Joveth de Sousa, entre outros.
De acordo com uma nota da presidência da FNLA, a cerimónia de cumprimentos de fim de ano está marcada para as 11 horas, na sede do partido, situada no bairro Popular Neves Bendinhas, em Luanda.
