Ligar-se a nós

Politica

Ngola Kabango nega tentativa de destituir Nimi-a-Nsimbi da presidência da FNLA

Publicado

em

O dirigente histórico da FNLA, Ngola Kabango, disse à Rádio Correio da Kianda, que não existe nenhuma tentativa de destituição do actual presidente Nimi-a-Nsimbi da liderança do partido dos irmãos.

O político afirmou que “o líder Nimi-a-Nsimbi tem de parar democraticamente no congresso, e depois na reunião do Comité Central serão traçadas outras estratégias para redireccionar o partido no cenário político nacional”, apostando-se numa liderança jovem.

Ngola Kabango que se mostra descontente com o estado de “letargia profunda” que se encontra a FNLA, revelou que o comportamento que diz ser jocoso e indisciplinado protagonizado por Nimi-a-Nsimbi, forçou-lhe a pedir que o presidente e a sua comitiva abandonassem a VI Reunião Ordinária do Bureau Político realizada na sexta-feira última, na sede do partido, no bairro Popular, em Luanda.

O líder histórico da FNLA conta que o momento mais tenso da reunião que culminou com a expulsão de Nimi-a-Nsimbi, foi assinalado quando o ex-porta-voz do partido, Ndonda Nzinga, propôs uma agenda emendada por conta de algumas discórdias dos pontos da VI Reunião do Bureau Político.

Ngola Kabango disse que já há jovens no partido com vocação e faro de liderança, com vista a tirar a FNLA da letargia profunda que se encontra, pensamento que diz que devem nortear as estratégias da actual liderança.

O antigo presidente negou mais uma vez que não está a “promover nenhum jovem, mas que a sua pretensão é apenas o olhar para o futuro do partido e o resgate da sua mística”.

Em resposta, em exclusivo à Rádio Correio da Kianda, o presidente Nimi-a-Nsimbi, nega ter sido expulso da VI Reunião do Bureau Político, afirmando que o encontro foi convocado por si, pelo que não faz sentido que o mesmo tenha sido expulso.

O líder dos irmãos disse ainda que o partido não está em estado de letargia profunda, sustentando que o trabalho político é demoroso, mas que os louros da sua liderança são visíveis em aspectos como a realização dos congressos do braço juvenil e feminino, JFNLA e AMA, respectivamente, a implantação de secretariados provinciais, bem como a congregação de militantes desavindos.

O especialista Alexandre Sebastião André classifica este momento tenso que vive a FNLA como “nebuloso”, protagonizado por dois veteranos.

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD