Ligar-se a nós

África

Missões de observação eleitoral no Malawi apresentam declarações preliminares

Publicado

em

As várias missões de observação que acompanharam o período de votação no Malawi, ocorrido esta terça-feira, 16, realizam nesta quinta-feira, 18, uma conferência de imprensa, para apresentação de dados preliminares do pleito.

A Rádio Correio da Kianda, apurou por fontes ligadas ao processo naquele país, revela que a missão espera expectante pela divulgação dos primeiros resultados das eleições que devem ditar entre dar ao presidente Lazarus Chakwera, de 70 anos, um segundo mandato ou seleccionar outro líder para resolver a inflação crescente do país do sul da África, que se debate com a crise do custo de vida e a escassez crítica de combustível.

O ex-presidente Peter Mutharika, de 85 anos, é visto dentre os outros 16 candidatos, como um forte desafiante para retornar como líder.

Os dois rivais se enfrentaram em 2019, quando a vitória de Mutharika como titular sobre o desafiante Chakwera foi anulada por um tribunal por causa de irregularidades generalizadas. Chakwera ganhou uma repetição histórica dessa votação em 2020.

Embora a eleição de Chakwera tenha sido recebida com uma onda de apoio público, o clima nacional mudou após cinco anos difíceis para um país predominantemente rural que já tinha altos níveis de pobreza.

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD